domingo, julho 31, 2011

Yoga, um estilo de vida, um jeito de viver bem.


A palavra yoga vem do sânscrito e significa jungir ou juntar, unir ou comungar. 
Algumas pessoas acreditam que a prática da yoga se reduz a uma série de exercícios ou posturas, que em sânscrito se chamam ásanas, que ajudam na flexibilidade e qualidade muscular.






Elas não estão erradas, mas yoga é muito mais do que isso. 
O yoga nos conduz ao verdadeiro caminho de união da nossa vontade com a vontade do próprio Universo.





Yoga nos ensina a concentração, a disciplina do corpo, do intelecto, da mente, das emoções, e, principalmente, da vontade. 

Escolher o yoga é uma atitude da alma, como um chamamento. 
Praticar o yoga é muito mais do que fazer malabarismos com o corpo. 

Yoga é uma atitude, uma filosofia de vida que engloba, além dos ásanas, o treinamento e controle da respiração, dos desejos, uma preocupação severa com a alimentação e o aprendizado da meditação e uso de mantras.

Isso quer dizer que a prática regular da yoga, nos acalma, aquieta nossa mente e relaxa nosso estado de espírito. 
O praticante encontra dentro de si a paz que sempre esteve lá, mas impedida de se expressar. 


O Yoga nos liberta da dor, da tristeza, da depressão, sem falar em outras enfermidades como a hipertensão, obesidade, problemas digestivos e muitos outros males. Nos promete longevidade e juventude, nos coloca longe da fadiga e da dor

A verdadeira prática da yoga é a escolha de uma filosofia de vida que engloba a busca do equilíbrio e da paz através do autocontrole, do autoconhecimento e da percepção.  

Em seu aspecto mais comum é o caminho prático e natural para a integração e harmonia de nossa essência interior com o mundo externo e com o próprio universo. 

Tais momentos podem ser caracterizados como nascer do sol ou como uma borboleta que pousa sobre uma flor. 
São momentos únicos, indescritíveis e que dificilmente podem ser traduzidos em palavras.




Saiba alguns dos benefícios que a pratica de ioga pode trazer a sua saúde

Primeiro: deixa os seus músculos fortes. Pois, ao contrário do que muita gente pensa que o Yoga é só uma técnica de relaxamento, ela trabalha cada pedacinho do seu corpo, por conta disso que diversas academias espalhadas pelo Brasil já adotaram o Yoga como grade de aulas. Comparado com uma sessão de musculação os benefícios é infinitas vezes mais benéfico, já que beneficia o corpo como um todo fortalecendo e alongando os músculos. Além de fortalecido seu corpo se torna harmonioso equilibrado e flexível.



Outro beneficio do Yoga é um maior conhecimento do próprio corpo. Com o passar do tempo de aprendizagem do Yoga, o praticante começa a conhecer cada característica do seu próprio corpo, assim consegue detectar com mais facilidade os sinais de tensão muscular, tornando-se capaz de controlar as situações de estresse. Como por exemplo, percebendo com mais facilidade postura errada que mantemos, podendo assim evitá-las.


Outro motivo para você começar a praticar Yoga são os quilinhos a menos na balança, já que dependendo da modalidade da técnica, centenas de calorias são queimadas. 
Por exemplo, a modalidade Power Ioga e a Ashtanga Vinyasa Ioga são as que mais queimam calorias, já que se trata de técnicas que combinam sequências de posturas aleatórias com a respiração dinâmica e também séries de movimentos com graus crescentes de dificuldade. Em aulas enérgicas a pessoa pode perder em média 600 calorias. 




E diversas outros são os benefícios que o Yoga pode trazer, um coração em paz, uma elevação do astral, é também um calmante natural, mais alegria e melhor convivência com outras pessoas. O praticante passa a ter mais clama e saber lidar com as situações estressantes.






Viva positivamente

A vida é uma tragédia quando vista de perto
e uma comédia quando vista de longe.
Charles Chaplin



Na antiguidade, o riso era tido como a expressão maior da suprema liberdade. O humor pode até ser matéria que se prepara com antecedência, mas só se consuma em comunhão com instante. Comédia é sempre ao vivo, ainda que estejam gravando. Talvez por isso chamem a habilidade para fazer a graça de “presença de espírito”.

O humor é de certa forma, como afirmou Freud, a percepção sublimada das tragédias humanas. E quando você vive o humor no cotidiano, descobre mais graça na vida.

Já o indiano Shree Rajneesh diz que a vida é, em si, uma piada cósmica (rsrs). Loucura ou não ele afirma “leve a vida a sério e você continuará a perdê-la – a vida só é compreendida por meio da risada.”

A comicidade é um elixir para o corpo, serve para aliviar nossas tensões do dia a dia, espantar o medo e colorir a vida. Então aproveite para rir muito, porque o riso é capaz de trazer mais encantamento aos nossos dias!





Sita Sings the Blues





Duas estórias, uma tragédia antiga e uma comédia contemporânea, embaladas por música indiana e jazz melancólico compõem SITA SINGS THE BLUES
Uma deliciosa animação de Nina Paley que combina vários estilos visuais, humor e folclore.
Narrada por três hilários bonecos de sombras, a fita oscila entre os dramas de Sita e Nina, embaladas pela mitologia hindu do épico “Ramayana”. 
Sita é uma deusa antiga separada de seu amado senhor e marido, Rama. Nina é uma animadora cujo marido se muda para a Índia e logo em seguida a dispensa por email.
A narrativa funde várias técnicas que facilitam a compreensão da estória. 
A narração fica por conta de três divertidos marionetes que proporcionam algumas das melhores gargalhadas do filme, ao misturarem os relatos da lenda com suas próprias opiniões pessoais e é filmada usando animação fotográfica.

 A lenda de Sita utiliza pinturas semelhantes ao estilo tradicional indiano, enquanto o conto (autobiográfico) de Nina usa o “squigglevision”, uma técnica onde as formas são criadas de 

forma a tremerem e ondularem.



Já as partes musicais, onde Sita ensaia canções da artista Annette Hanshaw, baseia-se um estilo gráfico repleto de figuras geométricas.

SITA SINGS THE BLUES é um verdadeiro amálgama de estilos e gêneros que resulta num filme lindíssimo e bem-humorado. É ousado também… A distribuição é exclusiva pela internet em arquivos mp4. 
Seria esse o futuro do cinema?

Sita Sings the Blues é, muito além de uma competente animação de uma rica cultura milenar e atual, um manifesto pela cultura livre.


Assista o filme inteiro no YOU TOBE, ou faça o 

2 comentários:

Palpites são bem-vindos !