domingo, julho 31, 2011

Animação RIO- pra quem não é carioca



Confesso, só agora fui assistir a animação RIO.

Confesso, tinha preconceito: mais um filme nacionalista, cheio de clichês para gringos, uma chatice... Não vou nem perder tempo!

Foi assim minha primeira reação a animação RIO da Blue Sky dirigida por Carlos Saldanha.

Apesar de meus caros colegas do Animaçãosa estarem muito animados com a película eu fiquei durona: há... Eles são cariocas e estão puxando a sardinha pro lado deles, é mais uma “papagaiadapra gringo ver e carioca se gabar!

Mas como pessoa extremamente curiosa que sou um belo dia resolvi dar uma espiadinha.
A abertura era linda com aquelas araras coloridas dançando no estilo Broadway. Mais uma vez o meu palpite estava certo... é papagaiada pra gringo ver!

Passada a má vontade inicial eu acabei esquecendo meus preconceitos e me empolguei com a história de amor entre dois pássaros e duas pessoas completamente diferentes.

Adorei ver a cidade do Rio retratada com tamanha poesia: o bondinho subindo uma ladeira cheia de Ipês em flor, a vista já batida, mas sempre linda do Pão de Açúcar, o morro, muito parecido com o que a gente vê na TV, mas cheio de vida e de certa forma romantizado.

Fiquei pensando que, com certeza há de ter essa poesia escondida na mente das pessoas que vivem e amam esse lugar.

Pouco realista? Talvez, mas quem quer realidade que assista um documentário ou o jornal das oito ora, pois!

Um dos motivos que eu sempre fico de pé atrás com filmes que retratam o Rio é o tal clichê de cidade violenta, cheia de perigos.

Pra quem vive em outros Estados do Brasil a notícia que se tem é que “lá” é um lugar muito perigoso. Deus me livre!
Era exatamente isso que eu não queria ver.

Cinema pra mim é diversão.

Quando quero saber da realidade assisto um documentário, leio um jornal ou algum estudo acadêmico.
Mas o filme RIO não tem nada disso.

É uma animação muito divertida, com história, música, imagens que garantem a alegria de quem assiste.



É uma belezinha que me surpreendeu.




Muito divertido, o tipo de filme que eu gosto de ver.
Bichos falantes, pessoas divertidas, vilões extravagantes.

Então, você que como eu, tinha preguiça de 
assistir a animação RIO por puro preconceito deixe isso de lado e divirta-se com a Cacatua Malvada, o Cachorro Babão os Macaquinhos Aloprados e um monte de aves maravilhosamente coloridas.

andrea.gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpites são bem-vindos !