domingo, abril 18, 2010

Os Celtas





Desde que me lembro de lembrar, sou extremamente fascinada pelo povo Celta.
Mesmo antes de saber que as pessoas que fizeram Stonehenge eram Celtas, antes de saber que Rei Arthur e quase todos os contos de fadas foram inventados  por esse povo misterioso e maravilhoso.

Pra mim , são quase Atlantes. E talvez a lenda venha de algum lugar povoado por alguma tribo Celta, sabe-se lá.
Na verdade, muito pouco se sabe.

“A influência da arte celta está ainda presente nas iluminuras medievais irlandesas e em muitas manifestações do folclore do noroeste europeu, na música e arquitetura de boa parte da Europa ocidental. Também muitos dos contos e mitos populares do ocidente europeu têm origem na cultura dos celtas.

A escrita, desenvolvida tardiamente (alfabeto ogâmico), era considerada mágica, e somente os seus sacerdotes a aprendiam, os famosos druidas. 


Antes disto, toda a cultura era passada oralmente e, por isso, muito do que sabemos hoje é uma mínima parte da real contribuição deste povo para a humanidade e ainda assim misturada com o paganismo clássico e com o cristianismo.

Inventaram lendas belíssimas, que estão entre as mais famosas dos dias de hoje, como as história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, Tristão e Isolda, além de terem criado quase todos os contos de fada (que foram se modificando com o tempo).”

De simbolismo rico e totalmente sincronizado com o que eu penso ser bom e certo nessa vida, os símbolos celtas foram escolhidos por mim pra marcar uma fase importante da minha vida.

Finalmente consegui a façanha de ter mente e coração sincronizados.
Quando o coração se apressa a mente ordena: Espere!
Quando a mente organiza, planeja o que racionalmente é melhor, o coração diz: Tenha Compaixão!
Enfim, me encontro em um estado de espírito muito interessante: me aceito e me amo, muitas vezes não compreendo ou não concordo, mas espero.

A vida me presenteou com essa clareza do “Self” e pra celebrar esse momento único resolvi fazer uma tatoo, pra que quando eu estiver velhinha, mas bem velhinha mesmo eu olhe pra aquele desenho e me lembre: Um dia mente e coração se encontraram e nesse dia eu fui muito feliz!

Já tinha idéia de alguma coisa pra fazer e elaborei uma junção de símbolos e nós celtas pra representar esse momento especial.

Eu usei a Triluna, que representa as três fases divinas da mulher:  A Donzela, A Mãe e A Anciã.
Esse símbolo também representa três fases do ciclo da vida:

Nascer, Viver e Morrer e ainda os três mundos conhecidos: a Terra, o Céu e o Mar. No ser humano representam o Corpo, a Mente e o Espírito, bem como a interconexão e interpenetração dos níveis Físico, Mental e Espiritual. 
 
Os Celtas consideravam o três como um número sagrado.


Para adornar a Lua Cheia, usei os NÓS. 
Este tipo de desenho dá a idéia de que tudo está ligado, amarrado e de forma simbiótica, a evolução de todos se dá de forma conjunta.




É um símbolo da Igualdade de Essências e da interconexão de toda a vida, como se tudo viesse de uma coisa só.






Enfim o resultado foi esse:


©Copyright by andrea.gaia_2010 All rights reserved
Tatoo


E que a minha tatuadora, a Grazi executou maravilhosamente e deu nisso:


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apesar de ter doido um pouquinho, bem menos do que eu imaginava, valeu! E agora eu sou uma mulher tatuada, rsrs .

 andrea.gaia
















Falando em Celtas, em 2008 eu tive a oportunidade de conhecer esse país que me “chama”, a Inglaterra.
©Copyright by andrea.gaia_2008 All rights reserved
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Doeu pensar que eu estava há apenas 1:30hr de Stonehenge e não pude ir até lá.
Viajei com meu pai, que já passou dos 70 e por tanto tem suas limitações quanto a viagens malucas e cansativas.

De qualquer jeito, me senti em casa.

Não sei se acredito nessas coisas de vidas passadas, ou se isso é apenas alguma memória genética,  mas simplesmente estava em casa.
                                                                                                                                          

                                                                                                                                                                                                     ©Copyright by andrea.gaia_2008 All rights reserved
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Quem já morou fora de sua cidade natal sabe, sempre que a gente  volta pra ela tudo parece fazer sentido.


©Copyright by andrea.gaia_2008 All rights reserved
OLYMPUS DIGITAL CAMERA          
Os cheiros,as ruas o ritmo.
E foi assim que eu me senti, de volta!

Viver é Bótimo!


                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
 andrea.gaia
                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpites são bem-vindos !