quinta-feira, março 04, 2010

GAIA está Viva






Pessoal, Gaia mostra mais uma vez que está viva e seu poder ultrapassa nossa compreensão.
Infelizmente vidas preciosas foram perdidas!
Cada um, como puder, dê AJUDA àqueles que perderam tudo .


Chileayuda.com é uma iniciativa digital cuja peça central é uma plataforma de informação oficial sobre os centros de recolha, voluntários e doação para vítimas do terremoto de 27 de Fevereiro de 2010. Até à data, chileayuda.com tem mais de 300 voluntários e mais de 60.000 fãs em linha interno, bem como ser parceiro do Teleton.
O portal da Internet apresenta quatro categorias distintas, a fim de facilitar o acesso da informação aos familiares das vítimas, a mídia, junto das autoridades com a comunidade.
A primeira categoria é o "mapa" com todas as informações necessárias sobre o terremoto áreas afetadas e centros de ajuda, comércio, vias de acesso, serviços, áreas de risco, as notificações de pessoas, distribuição de alimentos, etc . Para entregar ou solicitar informações a esta categoria pode ser feito por e-mail, mensagens de texto, Twitter e um formulário da Web, todos na ajuda do site do Chile.
A segunda categoria é atualizado em notícias oficiais sobre as áreas mais afetadas, fornecendo informações de utilidade pública.
O site inclui ainda uma terceira categoria, a "busca de pessoas", a fim de prestar informações ao público sobre as pessoas desaparecidas ou isoladas nas áreas afetadas.
A quarta categoria do site destina-se a "como ajudar". Esta focada em 2 áreas: primeiro, o trabalho voluntário e, além disso, doações, dinheiro ou bens.
Em suma, www.chileayuda.com cria uma plataforma onde convergem diferentes linhas de ajuda, ocupando um importante canal de distribuição que atinge de forma eficiente abordar as boas intenções de todos os chilenos.
Para este fim, chamada, por todos os meios de comunicação, a todos que desejam colaborar com o projecto de acção cívica de ajuda para as vítimas do terramoto. 

Efeito cataclísmico de terremoto no Chile? 

Fonte: Pravda.ru

Richard Gross, cientista da NASA, afirma que o terremoto do Chile, de magnitude 8,8 em 27 de fevereiro pode ter deslocado o eixo a Terra em cerca de 8 cm (3 polegadas), que seria suficiente para reduzir a duração do dia.




Segundo o site da NASA, usando um modelo informatizado de modelagem da rotação da terra, Richard Gross, da NASA, Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, estima que o eixo figura, sobre o qual a massa da Terra se equilibra, poderia ter sido deslocado pelo terremoto no Chile, o quinto maior da história, por 2,7 miliarsegundos, o equivalente a 8 cm ou 3 polegadas. Isso ocorreu porque uma parte da terra desmoronou rápida e maciçamente, alterando o equilíbrio da Terra.

Isso, afirma o cientista, por sua vez, iria reduzir a duração do dia por 1,26 microssegundos, ou 1,26 milionésimos de segundo, porque a rotação da Terra teria sido acelerada. Para Gross, o terremoto chileno provavelmente tenha tido um efeito ainda maior sobre o eixo figura da do que o terremoto de Sumatra, maior, de 2004 (9,1 graus na escala Richter), porque o epicentro foi localizado mais longe do equador e mais próximo das latitudes médias (com um maior efeito lateral) e devido ao fato de que a linha de falha do Chile (a placa de Nasca) entre mais no interior da Terra. 


Além disso, o terremoto chileno foi do tipo vertical, ao contrário do tipo lateral/deslizamento que tem uma tração horizontal na Indonésia. Vários outros efeitos podem prolongar ou encurtar o dia (e esses efeitos não são permanentes), ou seja, o efeito lunar sobre os marés e erupções vulcânicas. Outro estudo publicado hoje (Woods Hole Oceanographic Institution, Massachusetts) relata que o terremoto chileno poderia ter sido a parte final do terremoto de magnitude 9,5 de 1960, o resultado de uma acumulação de pressão. 



Lisa KARPOVA
Timothy BANCROFT-HINCHEY
PRAVDA.Ru

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpites são bem-vindos !