domingo, agosto 19, 2012

GiraMundo: A rota



Esse ano finalmente vou fazer uma rota que vai me levar por países que já foram nações Celtas.
A Rota:
1º Semana: Bavária, Munique-Alemanha;
2° Semana: Dublin- Irlanda;
3° Semana: Chergurg, Albertville, Clery, Paris-França;
4º Semana: Milão, Verona,Pádova, Veneza-Itália e de volta a Munique;
5º Semana: Lisboa, Porto-Portugal e Santiago de Compostela,Galícia-Espanha.

Irlanda, França, Alemanha,Portugal e finalmente a Galícia(Espanha), berço da nossa língua mátria:o Português.


É interessante notar como o simbolismo de cada tribo-nação era expresso. Uns  em forma de ondas outros em forma de conchas. etc.


O legal é perceber que mesmo geograficamente distantes, essas culturas tinha muito em comum, sinal de que se comunicavam e trocavam informações.
Se me perguntarem o porque dessa fascinação pelo mundo Celta, eu digo na lata: foi uma civilização ligada fortemente ao Druidismo e consequentemente ligada a Terra e a Natureza, motivos da minha paixão.



Se tem uma causa que me tira da preguiça e me faz levantar bandeiras é a Ecologia Profunda. Isto é, acredito firmemente que a humanidade está conectada a Terra, nosso planeta e nosso único lar.


Nas culturas anteriores a romanização, a religião pregava que a natureza era sagrada e tudo era feito seguindo seus ciclos e respeitando os ecossistemas habitados por elas.


Depois da romanização e consequentemente cristianização dessas nações os valores de respeito e harmonização entre homem-natureza perdeu-se.


A humanidade, agora Antropocêntrica, tornou-se dona da natureza pregando que tudo que existe na Terra, existe para nos servir. Plantas, animais, até mesmo o solo, revirado para mineração. 



 Acho que essa desconexão tornou nossa civilização esquizofrênica e cruel.


Nós não somos donos de nada, só passamos por aqui. Uns desastrosamente e totalmente inconscientes do que realmente é a Vida.


Seguem padrões pré-estabelecidos por um sistema que quer consumidores ao invés de seres humanos.




Gosto de brincar com minhas amigas dizendo que não nasci para casar, lavar, passar, procriar, envelhecer e morrer, me referindo ao que na minha opinião é a forma de viver mais entediante e alienada :ser uma comportada esposa preocupada apenas com meu lar ou ser uma workaholic transtornada pela ânsia de sucesso e poder no trabalho e na vida.



Aliás, sucesso pra mim é ser feliz e ser feliz é vivenciar minhas convicções.


Como minha mãe sempre diz: "eu não tenho arrumação", rsrs, porque estou sempre me metendo em encrencas para defender meus pontos de vista e acabo ficando pra trás em minha vida profissional, já que tudo pra mim tem que estar de acordo com minha filosofia de vida.


Já me acostumei a ser a tal ovelha negra. Confesso ter um prazer maquiavélico em ser do contra, principalmente se o tema em questão refere-se ao meu arcabouço filosófico.



Então, para um cidadão ocidental, religioso, que acredita firmemente no chavão Família, Propriedade e Tradição eu devo parecer algum tipo de pessoa tresloucada, o que só me faz mais feliz, já que desejo ser exatamente oposto das tradições impostas.



Os povos celtas eram assim. Rejeitaram com energia as imposições dos Imperialistas Romanos.

Os Irlandeses conseguiram a façanha de misturar sua cultura Celta com o Cristianismo, criando um dos mas belos sincretismos religiosos. Pelo menos do ponto de vista artístico, que é o que realmente me interessa.


A Arte é o que nos faz mais que animais falantes.


 A Arte nos faz seres sublimes, nos aproxima de sermos aquele seres celestiais e espirituais que muitas pessoas buscam em sua religiosidade.
Então é isso. O que eu procuro nessa minha viagem não é saudosismo, não é buscar paz em religiões pagãs esquecidas pelo tempo.
O que procuro é o sublime, o legado artístico e cultural do povo Celta.

Rebeldes que admiro, e por coincidência ou não, sou descendente.

Minha admiração e curiosidade vieram antes de eu saber disso, mas foi muito legal saber que meu avô nasceu em uma milenar aldeia Celta nos Alpes franceses, Clery, por onde devo passar também.







Na verdade, todo brasileiro tem um pouco do povo celta dentro de sí. Somos todos praticamente de alguma forma descendentes dos Portugueses que tem na formação de seu povo um forte legado celta.






Será uma viagem bem pessoal e vou repartir aqui no blog com quem quiser.




Afinal, não existe graça nenhuma em viver e ter coisas se a gente não tem com que dividir e compartilhar. Isso também são coisas que me fazem extremamente feliz.

Não tenho dinheiro para levar todos os meus amigos junto comigo, mas tenho como dividir lembranças com quem desejar.









Bon voyage!





domingo, agosto 05, 2012

Gaia- o meu grande amor - TERRA



CUIDE


"De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento. 


Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento"
Vinicius de Moraes




Entenda

Muitas pessoas hoje associam a Teoria de Gaia  com a Nova Era, temas pagãos ou paranormais. Na verdade, quando foi proposto pela primeira vez Gaia não tinha nenhuma dessas associações. Era - e ainda é - uma teoria popular respeitável.
James Lovelock

O cientista mais associado com a Teoria Gaia é James Lovelock. Ele expôs pela primeira vez a hipótese de em 1972 na revista revista Atmospheric Environment.
Essencialmente, mostra a Terra não como uma coleção de sistemas distintos, mas em um nível mais holístico. O nosso planeta e toda a vida nele é parte de um enorme sistema de auto-regulação.

Para Lovelock Gaia é  definida como:

"Uma entidade complexa envolvendo a biosfera da Terra, a atmosfera, os oceanos, e solo; a totalidade constituindo um sistema de feedback ou cibernético que busca um ambiente físico e químico ótimo para a VIDA neste planeta"
Assim, a vida e os efeitos colaterais da vida influenciam e são influenciadas pelo ambiente. Isso cria um mecanismo de feedback que é em grande parte auto-regulador. 
É interessante notar que uma vez que a vida na Terra começou o calor do sol aumentou em 25%. No entanto, em todo o tempo que a temperatura da superfície do real manteve-se quase constante. Isso sugere que deve haver alguma forma de mecanismo de controle.

A teoria Gaia sugere que o ambiente abiótico e biótico é composto de muitas inter-relações complexas;
Muitos destas inter relações são bastante delicadas e podem ser alteradas pela atividade humana para um ponto de ruptura.
A teoria sugere que os seres humanos devem aprender a respeitar Gaia, reduzindo a sua modificação intencional de componentes bióticos e abióticos da Terra.

                        James Lovelok e uma escultura de Gaia

Nosso planeta possui um tipo de inteligência organizada. Ele é muito diferente de nós. Ele teve cinco ou seis milhões de anos para criar uma mente que funciona lentamente, que é feita de oceanos, rios, florestas e gelo. Ele está se tornando consciente de nós, a medida em que nos tornamos conscientes dele. E porque a vida de um depende da vida do outro, temos um sentimento sobre essa imensa, estranha, sagaz, velha, neutra, esquisita coisa, e tentamos descobrir por que seus sonhos estão tão atormentados, e por que tudo está tão desequilibrado. 




Ame


Eu sou um leão de fogo
Sem ti me consumiria
A mim mesmo eternamente
E de nada valeria
Acontecer de eu ser gente
E gente é outra alegria
Diferente das estrelas...

De onde nem tempo, nem espaço

Que a força mãe dê coragem
Prá gente te dar carinho
Durante toda a viagem
Que realizas do nada
Através do qual carregas
O nome da tua carne...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...
Caetano


*fontes diversas, sem expressão total de seus conteúdos.





andrea.gaia