domingo, abril 29, 2012

A Liberdade está na Mente?


Tenho tido uns entreveros ultimamente.


Tudo por causa dela, minha musa inspiradora, que me faz gostar de viver : A Liberdade.

Questão aparentemente trivial ou por outro lado esotericamente filosófica dependendo de quem ouve.

Pra mim é questão fundamental. Viver sem amor e sem liberdade não é viver, é uma existência apenas.

Existir não é viver.

Existir é estar presente no plano material sem necessariamente estar realmente Vivo.
Eu conheço um montão de gente que existe e não vive. Passa pelo tempo adquirindo coisas, colecionando histórias sem  ter sequer a percepção das coisas.

Então a diferença entre viver e existir, pra mim, é a percepção da vida, dos outros, da história. Viver é estar presente de fato, interagindo com o mundo e com as pessoas conscientemente.






É aí que o Amor entra.

Ele é quem nos dá a percepção das coisas porque exige atenção. Não existe amor sem atenção.

Uma pessoa desatenta não consegue amar de verdade como o amor quer : incondicionalmente.

Pra ser incondicional tem que ser consciente ou haveria de querer de mais, exigir, tomar e deixaria de ser amor passando a ser apego.







Existem pessoas que se apegam as coisas e acham que estão amando. Apego não é amor, apego é carência, é a percepção de estar só no mundo. Por isso as pessoas se apegam, dá aquela sensação de estar acompanhado.

Sensação não é percepção, se fosse o apego se transformaria em amor.

Bom até ai mais ou menos certo.


A capacidade de amar é inata, já que precisamos sobreviver.


Se não se consegue amar de verdade, sempre tem o simulacro Apego pra disfarçar e a existência continua.

Já a Liberdade, essa é danada. Não é dada a todos, existe em muitas formas.
As vezes tem que ser conquistada, as vezes ela nunca vem.
O mundo moderno cada vez mais nos aprisiona em nossas necessidades e junto a isso exige que você abra mão  de um pouquinho de sua liberdade.

A vida hoje é pública. E não adianta ficar se esforçando para não ter seus preciosos dados, fotos, fatos, enfim, alguma coisa de sua vida terá um aspecto público devido a informatização.

O nome em uma lista de concurso, uma foto inesperada no perfil de algum amigo, notas da escola, etc.
Aquela liberdade de existir discretamente acabou. Fato e ponto.


Mas tem a liberdade interna, que briga pra viver.

Essa depende exclusivamente da vontade daquele que opta por viver ou por existir.

Na minha opinião não dá pra viver sem ela. Você consegue existir, seguir a manada, casar, comprar o carro novo, formar uma família, mas te juro nunca vai passar disso. Quem só existe evita a percepção, de forma que não ama, tem apego. Não cria coisas, apenas copia o que existe. Segue idéias pré estabelecida de como existir, ter dinheiro, sucesso.



O Amor exige Liberdade, pois sem ela não há escolha.


A Liberdade exige Percepção, não aceita qualquer receitinha de marketing simulando ser feliz, ser amado, Ser Tendo.

Sem Amor, Percepção e Liberdade ninguém  É, Existe apenas.











A doença do medo

OSHO



Existem diferentes formas de medo, aquele que tem uma razão de ser evidente, quando nossa vida está sendo diretamente ameaçada, e o medo como manifestação de uma doença psicológica.

Neste caso, o medo não se apresenta como reação a uma ameaça real, concreta e imediata, mas é simplesmente resultado de um estado de preocupação, ansiedade, ou tensão bastante elevados. Sente-se medo de que algo possa acontecer, ou seja, desencadeia-se um estado de pavor simplesmente baseado em uma mera hipótese.

Lutar contra este tipo de medo pode parecer fácil, a principio, visto que não existe qualquer perigo direto, porém, não é uma tarefa tão simples. A mente, ao fixar-se na probabilidade de que algo ruim possa acontecer, gera um desequilíbrio não apenas no nível das emoções, mas também no corpo físico, trazendo como conseqüência doenças reais que podem comprometer a possibilidade de uma vida normal.

Não é de se admirar que nos dias que correm tantas pessoas sofram da chamada síndrome do pânico, uma doença que se caracteriza por um medo difuso, sem causa concreta, que surge como conseqüência de um estado de ansiedade extremamente grave.

A violência que nos é apresentada diariamente nos noticiários de TV só faz agravar ainda mais o estado de paranóia das pessoas que possuem uma tendência a desenvolver esta doença. Evitar o contato com este tipo de programa é a melhor demonstração de amor que elas podem fazer por si mesmas.

Mas o tratamento inclui muitas outras atitudes. O primeiro passo é observar, de modo isento, como a mente atua para gerar o estado de pânico. Sempre que alguém se sentir tomado por esta sensação de pavor, inicialmente deve manter a respiração sob controle, diminuindo o ritmo das inspirações e das expirações. O medo, assim como a raiva, não se sustenta num estado de relaxamento do corpo e da mente.


É fundamental que no dia-a-dia, antes que uma crise se apresente, treine-se a consciência do ato de respirar e, a seguir, se observe a mente, para perceber o seu mecanismo e como os pensamentos negativos tentam impor algo totalmente imaginário como se fosse real.

A meditação tem sido experimentada com sucesso como forma de manter sob controle a ansiedade e os sintomas do pânico. A terapia com as essências florais, bem como a terapia psicológica, principalmente a que trabalha com a liberação de conteúdos emocionais inconscientes, também são de grande ajuda.

Somente a atenção permanente sobre si mesmo permitirá perceber de modo claro quando o desequilíbrio estiver se instalando, e sair em busca de ajuda para libertar-se da doença do medo.

(...)
Observação é meditação... A qualidade da observação, a qualidade de estar consciente, alerta - é isso o que é meditação. 

Lembre-se de uma coisa: meditação significa consciência. O que quer que você faça com consciência é meditação... O caminhar pode ser uma meditação, se você caminha alerta... Ouvir os pássaros pode ser uma meditação, se você ouve com consciência. Simplesmente ouvir o barulho interior da sua mente pode ser uma meditação, se você permanece alerta e observador. A questão toda se resume em não se mover atormentado. Então o que quer que você faça é meditação. 

O primeiro passo para a consciência é tornar-se muito atento ao seu corpo... E, à medida que você vai se tornando consciente, um milagre começa a acontecer: muitas coisas que você costumava fazer antes, simplesmente desaparecem; seu corpo se torna mais relaxado, seu corpo se torna mais harmonizado. Uma paz profunda começa a prevalecer até mesmo no seu corpo: uma música sutil pulsa em seu corpo. 

Depois então, comece a se tornar consciente de seus pensamentos; o mesmo tem que ser feito com os pensamentos. Eles são mais sutis do que o corpo e, naturalmente, mais perigosos também. E quando você se torna consciente de seus pensamentos, você fica surpreso com o que se passa dentro de você. Se você anotar o que quer que passe em sua mente em qualquer momento, você nem pode imaginar que grande surpresa o espera. 


Você não acreditará que tudo isso está se passando dentro de você. 
E, depois de dez minutos, - você verá a mente louca que existe dentro de você! Como você não está alerta, toda essa loucura vai se movendo como uma corrente subterrânea. Ela afeta o que quer que você esteja fazendo, afeta o que quer que você não esteja fazendo; afeta tudo. E a soma total vai ser a sua vida! Assim sendo, esse homem louco tem que ser transformado. E o milagre da consciência é que você não precisa fazer nada exceto apenas tornar-se alerta. 

O próprio fenômeno de observar a mente, a transforma. Pouco a pouco o homem louco desaparece, pouco a pouco os pensamentos começam a cair em um certo padrão; seu caos não existe mais, eles se tornam mais como um cosmo. E então, novamente, prevalece uma profunda paz. E quando seu corpo e sua mente estiverem em paz, você verá que eles estão sintonizados um com o outro, há uma ponte...
Pela primeira vez há acordo, e esse acordo ajuda tremendamente a trabalhar o terceiro passo que é tornar-se consciente dos seus sentimentos, emoções, humores. 

Esta é a camada mais sutil e a mais difícil, mas se você puder estar consciente dos pensamentos, então basta apenas mais um passo. Uma consciência um pouco mais intensa é necessária, e você começa a refletir seus humores, suas emoções, seus sentimentos. Uma vez que você ganhou consciência em todos esses três passos, eles se juntam todos em um fenômeno. 

E quando todos esses três se tornam um - funcionando juntos perfeitamente, zunindo juntos, você pode sentir a música de todos três; eles se tornam uma orquestra - então, o quarto, aquilo que você não pode fazer, acontece. Acontece por sua própria conta. É um presente do todo, e uma recompensa para aqueles que passaram por esses três. 


E o quarto é a consciência definitiva, que o torna a pessoa acordada. Ela torna-se consciente da própria consciência - este é o quarto...
O corpo conhece o prazer, a mente conhece a felicidade, o coração conhece a alegria; o quarto conhece o êxtase. 

A coisa importante é que você seja um observador, que você não tenha se esquecido de observar, que você vá observando... observando.... observando. 
E, pouco a pouco, à medida que o observador se torna cada vez mais e mais sólido, estável, seguro, uma transformação acontece. As coisas que você esteve observando desaparecem. Pela primeira vez, o próprio vigia se torna o vigiado, o próprio observador se torna o observado. Você chegou em casa.

Osho, Meditação, A Primeira e a Última Liberdade.




sexta-feira, abril 06, 2012

Esse tal de Facebook






Ando com preguiça de postar, fico muito tempo no Face e ando sem inspiração para escrever coisas mais elaboradas.
Lá no Face sempre sai algum post legal.
Curtinho, com belas imagens, as vezes repetido por muitos, mas não deixa de representar um momento na vida  das pessoas que se falam.
Pela minha absoluta falta de criatividade momentânea, ando totalmente concentrada na viagem dos meus sonhos_conhecer a Normandia, Irlanda e Galícia, tudo de uma vez.
Além de um monte de trabalho, stress, caos total, hehe, gasto o pouco de inspiração no Face.
Resolvi, porque não, postar aqui meus melhores momentos no FB, e dos meus amigos também.
Afinal as Redes Sociais também são cultura, mesmo que alguns rabugentos discordem...Voila


01/04/2012

Somos o que pensamos.

Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. 

Tudo o que somos é resultado do que pensamos


04/04/2012

Talvez a coisa mais difícil de aprender na vida.
O outro não o preenche.
Preenchimento é interno.

OSHO


31/03/2012
Ditado antigo: Diga-me com quem andas e te direi quem és.
Aplique-se e concatene-se a isso:


· Napoleão , Eisenhower e Hitler, DETESTAVAM GATOS.


· Isaac Newton, Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Julio Verne, Hemingway, Monet, Renoir, Liszt, ADORAVAM GATOS.

Os gatos são sinceros e demonstram exatamente o que sentem, não dissimulam, falam a verdade, o que pensam. Quando se aninham em um colo ou correm desesperadamente de alguém querem dizer, vc é legal ou vc é horrível.

Desconfio muito de quem odeia gato, muito provavelmente não é pessoa em quem se possa confiar! andrea.gaia



2011


20/09/2011
O que a gente gosta, a gente guarda.
Quem ama a gente, a gente cuida.
E pro resto a gente mostra a língua.
(Cássia Eller) 



     09/10/2011


    Todos os dias eu sou muito alegre, e infelizmente incomodo muita gente. 
    Tem quem ache que sou idiota, boba, ue eu trabalho pouco e converso demais, mas sabe....                           eu continuo alegre, porque sou feliz comigo mesma e aprendi a superar as dificuldades com um sorriso nos lábios.             Ficar sofrendo não faz ninguém mais eficiente, inteligente e produtivo.
    Particularmente eu nunca vi uma pessoa criativa ficar resmungando pelos cantos, muito pelo contrário. 
    Steve Jobs esteve aí pra comprovar essa teoria.
    E todos os dias ficarei tão alegre que incomodarei os outros... andrea.gaia





    24/12/2011





     24/01/2012





     Please God save us..... :)



      28/01/2012

      Essa eu adorei!





     03/02/2012

     Descobri que não estou ficando velha. Não, sou VITAGE... por Wikipédia: de outra época. Os requisitos para ser “Vintage” são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio , não haver sofrido nenhuma transformação (releitura) , e ainda representar um instante da moda e estar em Perfeito Estado. andrea.gaia

     09/02/2012
 Certo como é certo que estou viva!



As 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia :

A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.

Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.







  10/02/2012

"Sempre que houver alternativas tenha cuidado: 
Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. 
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. 
Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.

Nunca obedeça à ordem de ninguém a não ser que ela esteja vindo de dentro de você também.
A verdade está dentro de você, não procure-a em outro lugar.
O amor é a oração.
A vida é aqui e agora. Ao vivo
Não nade - flutue.
Viva cada momento para que você possa ser a cada momento Novo."
OSHO





   10/11/2011



12/02/2012

A Essência dessa Vida é aquilo que chamamos de Amor, portanto em síntese Deus é Amor. Viver em Deus é viver em Amor. Esse Amor se revela através da Presença e a Presença é o resultado da quietude da mente.A quietude da mente traz a Paz. e a Paz traz Alegria . A Alegria traz o Amor e o Amor abre os portais do Infinito e derruba as barreiras da separação e assim você Vê Deus e o Amor em Tudo.
Sri Prem Baba 


06/04/2012


"Etérea e misteriosa sigo o caminho, mesmo que me retirem tudo, eu sigo. 
A minha verdade me conduz e meus amores verdadeiros estarão sempre perto... 


Sou peregrina nesta terra, uma andarilha com um sonho e este, essencial, não será esquecido, nem desistido, pelos que não acreditam...


" Carolina Salcides"



28/03/2012

Uma ótima explicação do Self. 
Começamos pelo "eu sou" e terminamos entendendo na verdade "quem" realmente somos.


  29/03/2012

Em SILÊNCIO escuto


Em SILÊNCIO obedeço



Em SILÊNCIO me torno livre




29/03/2012

Eu sou como um gato. 

Ou tô dormindo ou tô fazendo alguma arte, rsrs

Não espere seriedade de mim porque eu não me levo a sério.

"Eu vim para confundir não para explicar".andrea.gaia

24/03/2012

Eu olho para dentro de mim, e não me importo com o que as pessoas fazem ou dizem eu me preocupo só com as coisas certas.(Bob Marley) 
Eu tbm, Bob...hehe


20/03/2012

Eu sabia que não era uma ovelha negra, era Pink!
Acato ou desacato, nunca obedeço.
Obedecer é um ato cego de fé e eu sou uma pessoa racional.
Se precisar andar ao contrário do rebanho, me desculpem, mas preciso existir como sou e não como as pessoas desejam que eu seja. andrea.gaia
O POSITIVO QUE A PALAVRA "DESOBEDIÊNCIA " PODE CAUSAR...!!!Um soldado é obediente, é positiva a palavra, mas o seu acto de obediência mata, concluimos que, é negativa por si a palavra! 


Um soldado português, nos anos 70 recusou ser obediente e desertou... 


Foi Desobediente, por ter Consciência que o seu acto de Obediência iria causar a morte de outros humanos, como Desobedeceu, foi Desobediente... é Positiva por si a palavra e o ato! 


SEJAMOS POSITIVAS(OS) E VAMOS DESOBEDECER...!!!




















Esse tal de Facebook