domingo, dezembro 05, 2010

Sobre o Medo



O medo é um dos sentimentos mais vicerais do ser humano.
Sem ele provavelmente não teríamos sobrevivido ao caos do início da experiência humana na Terra. 
Muitos perigos nos cercavam e ele tanto nos protegeu quanto apavorou.

Hoje, a luta pela sobrevivência dá-se mais no plano intelectual, mental do que propriamente físico. 
Não temos mais que temer sai ao anoitecer, não tememos animais escondidos por detrás de moitas aguardando a hora de nos abocanhar, rsrs.
De qualquer forma, o medo ainda existe.
Hoje quem nos abocanha são pensamentos, pressão, stress.







Eles, mais do que qualquer perigo físico, causam pânico em nossos neurônios bombardeados por necessidades incessantes de agradar, ser aceito, ser bem sucedido, etc.
 
A obra literária de  Frank Patrick Herbert  Duna trata do tema de forma excepcional "em uma história que explora as complexas interações entre política, religião, ecologia, tecnologia e emoções humanas" entre elas a maior de todas as emoções, talvez maior até mesmo que o amor, o Medo.

Deixo aqui versos dessa maravilhosa obra de ficção científica para reflexão.
São versos que decorei e uso como um mantra quando estou em uma situação mental de pânico ou extrema angústia.
Pra mim funciona, se quiser testar, lá vai:



duna editora aleph outracoisa 550x263 Duna, de Frank Herbert   pela Editora Aleph



" Eu não terei medo
  O medo é o assassino da mente
  O medo é a morte pequena que traz a obliteração
  Enfrentarei meu medo
  Não permitirei que ele passe por mim ou através de mim
  E quando ele se for, 
  voltarei minha visão interna para olhar sua trilha
  Por onde o medo passou nada restou
  Apenas Eu permaneço "


Além da obra literária composta por seis Livros escritos entre 1969 a 1985, a obra ganhou uma adaptação para o cinema em 1984, por David Lynch .
Pra quem gosta de Ficção Científica, Filosofia das Religiões, Ecologia e Psicologia, são obras imperdíveis tanto o filme quanto os livros.


andrea.gaia



 Duna - o Filme



Duna - Obra Literária




Duna
A Historia de um Estranho Planeta Que, em Meio de Intrigas Politicas e Religiosas, se Defronta com Problemas Ecologicos Provocados Pela Escassez de Agua em sua Superficie.


O Messias de Duna
Segundo volume da série iniciada por Duna, esta narrativa se concentra no plano psicológico. Paul Atreides, o messias, é atormentado por dúvidas e visões, submetido à chantagem dos que dele querem arrancar concessões políticas em troca da ressurreição de sua amada, e vê no futuro a morte dos filhos e a loucura sanguinária da Jihad - a guerra santa em nome da qual se mata e destrói.


Os Filhos de Duna
No Livro, Terceiro Volume da Trilogia de Duna e um dos Cinco ja Publicados na Saga Galatica do Autor, o Planeta Deserto Comeca a Transformar-se num Oasis de Vegetacao Luxuriante. os Gemeos Reais, Agora com Nove Anos, Estao Sendo Criados Como Messias.


O Imperador-deus de Duna
Acompanhando os diários de Leto II, imperador-deus de Duna e filho de Paul Muad´Dib, assistimos às dis****s militares, políticas e religiosas que marcaram a sua época. Leto é, acima de tudo, obcecado pela idéia de divindade ou domínio do tempo. Sua verdadeira e decisiva batalha é travada no campo da consciência e da persuasão; e ele deve escolher entre comandar o futuro e o passado por meio do fogo ou da palavra.


Os Hereges de Duna
Dando continuidade à grande saga de Duna, neste quinto livro, Frank Herbert traz para o centro da cena a irmandade Bene Gesserit, que exerce estranhos poderes sobre os seres humanos. Utilizando-se destes poderes para solucionar problemas de ordem política e religiosa e na sua luta pelo poder, a irmandade cria uma série de conflitos que se desenrolam em meio ao caos e à fome de um planeta árido.


As Herdeiras de Duna
Sexto e último volume da série Duna, é a história da irmandade de mulheres conhecida como Bene Gesserit, que herdou o poder no planeta Duna, tornando-o sua sede. Depois de colonizar um mundo verdejante, a irmandade está transformando o planeta em um imenso deserto, onde se desenvolvem vermes imprescindíveis para a fabricação de mélange, especiaria que prolonga a vida e acentua os poderes psíquicos das mulheres do grupo.


Aliás, com a ajuda do Photoshop até uma coisinha linda e meiga como a minha Pucca pode se transformar em uma criatura medonha e assustadora !

 Copyright  by ©andrea.gaia_2008  All rights reserved